Peixe

Pesquisadores flagram 99 baleias próximas de porto em SC; assista ao vídeo

Quase 100 baleias-francas foram avistadas no litoral de Santa Catarina no primeiro sobrevoo da temporada do Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba. Na área que vai de Florianópolis até Balneário Rincão, abrangendo também Torres, no Rio Grande do Sul, apareceram 38 fêmeas com seus filhotes e outros 23 adultos solitários. Entre as baleias estava a …

Baleias foram avistadas no litoral catarinense — Foto: Léo Munhoz / Secom

Quase 100 baleias-francas foram avistadas no litoral de Santa Catarina no primeiro sobrevoo da temporada do Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba.

Na área que vai de Florianópolis até Balneário Rincão, abrangendo também Torres, no Rio Grande do Sul, apareceram 38 fêmeas com seus filhotes e outros 23 adultos solitários.

Entre as baleias estava a B228, que já teve filhotes no Estado. Ela possui uma mancha cinza no dorso, o que possibilitou a identificação. Outra curiosidade foi a presença de um filhote albino no meio do grupo.

O número de mamíferos é considerado recorde, avalia Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFranca. De acordo com ela, o monitoramento em 2009 havia registrado a maior quantidade, até então, totalizando 68.

“A temporada começou mais cedo. Já tínhamos o registro de muitas baleias, porém, o número avistado foi bem acima da nossa expectativa. Este foi o maior número no mês de julho. Ainda não sabemos se isso é um sinal de que será uma temporada com número recorde de baleias ou se o período em que os mamíferos visitam o nosso litoral foi antecipado”, disse.

99 baleias francas foram avistadas no sobrevoo do Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba — Foto: Léo Munhoz / Secom

O sobrevoo no litoral de Santa Catarina faz parte do Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba e será realizado até o mês de novembro.

Em paralelo à avaliação aérea, equipes observam duas praias do município via terrestre diariamente: Porto e Ribanceira.

“A região costeira de Imbituba é o principal ponto de aproximação desses mamíferos marinhos. É de extrema importância a realização do monitoramento para garantir a conservação e a segurança da espécie, concomitante com as operações portuárias”, explica Urbano Lopes de Sousa Netto, diretor-presidente do Porto de Imbituba.

Das 99 baleias-francas avistadas, 26 estavam no mar de Laguna. Na sequência, apareceram 22 em Imbituba, 20 em Garopaba, 17 em Florianópolis, 13 no Sul de Santa Catarina e, por fim, uma em Torres.


Fonte: Globo Rural