Com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva do mel no Piauí, a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), em colaboração com a Seduc, promoveu o evento Design Estratégico Programa Piauí Doce Mel, na sexta-feira (28/04), no auditório da Escola Fazendária, situado no Centro Administrativo, em Teresina.
A meta era elaborar o planejamento estratégico do programa, identificando potenciais problemas e soluções para reforçar a produção do mel piauiense.
“Nosso objetivo é extrair dessas pessoas os projetos, as ações e os programas que serão desenvolvidos em parceria com a Seduc e a Investe Piauí, para atender 5 mil famílias, buscar investimentos, conectar essas pessoas com o mercado internacional, nacional e fazer com que o produtor do mel enxergue o mercado”, ressaltou Jannayna Tavares, gerente de Inovação da Investe Piauí.
O evento incluiu oficinas práticas com equipes técnicas compostas por representantes governamentais e cooperativas de produtores de todo o estado.
“Eu acredito que os objetivos serão alcançados sim. A gente veio da base, a gente entende a lida diária dos apicultores e eu acredito que contribuímos de forma bem direta aqui”, afirmou Henrique Neri da Cooperativa Mel do Sertão, de São Raimundo Nonato (PI). Ele também elogiou o trabalho da Investe Piauí na identificação das potencialidades de desenvolvimento do Piauí.
“Em conjunto com cooperados e os órgãos do Estado que estavam conosco podemos discutir, trocar ideias e chegar à construção de diretrizes que agora vão ser colocadas num plano estratégico para o desenvolvimento da cadeia da apicultura piauiense, através do Programa Piauí Doce Mel”, concluiu Gustavo Dias, gerente de Comércio Exterior e Acesso a Mercados da Investe Piauí.
Após finalizar o Design Estratégico do Programa Piauí Doce Mel, os próximos passos incluem a celebração de termos de cooperação técnica e convênios entre entidades para fomentar o projeto e iniciar a capacitação das famílias produtoras.
Atualmente, a produção de mel de abelha no Piauí está concentrada nos Territórios da Serra da Capivara, Vale dos Rios Itaim, Canindé e Guaribas. O Programa Piauí Doce Mel tem como objetivo capacitar 5 mil pequenos produtores de mel no Piauí e impulsionar a produção e exportação do mel de abelha piauiense.
Fonte: Governo do Piauí.