Aniversario

Embrapa Soja completa 50 anos como referência em inovação no agro

Nesta quarta-feira (16/04), a Embrapa Soja celebra 50 anos de atuação e contribuição decisiva para o agronegócio brasileiro. A unidade, com sede em Londrina (PR), foi peça-chave no avanço da produção de soja no país, especialmente na adaptação do cultivo ao Cerrado, e ajudou o Brasil a se consolidar como líder mundial na produção e …

Nesta quarta-feira (16/04), a Embrapa Soja celebra 50 anos de atuação e contribuição decisiva para o agronegócio brasileiro. A unidade, com sede em Londrina (PR), foi peça-chave no avanço da produção de soja no país, especialmente na adaptação do cultivo ao Cerrado, e ajudou o Brasil a se consolidar como líder mundial na produção e exportação do grão.

Foto / reprodução

“A Embrapa Soja tem tudo a ver com a história do agronegócio brasileiro nas últimas cinco décadas”, afirma Julio Cargnino, presidente do Canal Rural. Segundo ele, o desenvolvimento de tecnologias para o cultivo da soja em novas regiões foi determinante para o crescimento da cultura. “Nos anos 70, não havia tecnologia adequada para o Centro-Oeste. Foi a Embrapa que construiu esse caminho”, completou.

Cargnino também ressaltou a atuação da instituição em parceria com o setor produtivo, especialmente em temas como escassez hídrica e balanço de carbono. “O trabalho mais avançado sobre isso é da Embrapa Soja. É uma equipe competente e eficiente, que dá segurança ao setor.”

O presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, destacou que o Brasil vive hoje “a era da soja”, consolidada como principal fonte de renda e de exportações do país. “Não tenho dúvidas de que, sem a Embrapa, o Brasil não teria alcançado essa posição no mercado global”, afirmou. Buffon também elogiou o desenvolvimento de cultivares adaptadas e resistentes. “Que a empresa se reestruture e volte ainda mais forte, para seguir ao lado do produtor rural na missão de alimentar o mundo.”