Avanços

Ministro Carlos Fávaro abre reunião do BRICS sobre agricultura e reforça papel do bloco na segurança alimentar global

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conduziu nesta quinta-feira (17/04), em Brasília, a abertura da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura (AWG) do BRICS. O encontro reúne representantes dos 11 países-membros do bloco, incluindo as nações mais recentemente incorporadas (Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes), com foco em ações …

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conduziu nesta quinta-feira (17/04), em Brasília, a abertura da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura (AWG) do BRICS. O encontro reúne representantes dos 11 países-membros do bloco, incluindo as nações mais recentemente incorporadas (Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes), com foco em ações conjuntas para enfrentar desafios agrícolas globais e promover a sustentabilidade no setor.

Reprodução / AgenciaGov

Juntos, os países do BRICS concentram cerca de 50% da população mundial, 30% das terras agrícolas e 70% da produção aquícola. Também são responsáveis por 80% da produção global de alimentos em valor, operada por mais da metade dos 550 milhões de estabelecimentos familiares agrícolas existentes.

Durante a reunião, foi firmada a nova Declaração Ministerial de Agricultura do BRICS, com compromissos estratégicos. Entre eles estão o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional; valorização da agricultura familiar, mulheres e jovens; restauração de terras degradadas; estímulo à pesca e aquicultura sustentáveis; e incentivo à inovação, agroecologia e mecanização adaptada.

Avançaram ainda discussões sobre comércio sustentável, com destaque para a proposta de criação de uma Bolsa de Grãos dos BRICS e um Mecanismo de Financiamento de Importações de Alimentos. Os ministros também defenderam a certificação eletrônica fitossanitária e veterinária, visando maior segurança e eficiência no comércio agrícola.

Ao encerrar o evento, Fávaro convidou os países do bloco a participarem da COP 30, em Belém (PA), e destacou o papel do BRICS na construção de uma agenda global agrícola mais justa, sustentável e inclusiva.