Desenvolvimento e Parcerias

Parceria Brasil-China visa incrementar máquinas e usinas de fertilizantes na agricultura familiar

Parceria firmada pelo MDIC e China inclui um projeto para uma fábrica de fertilizantes feitos a partir de resíduos orgânicos, em São Leopoldo (RS), e testes com 31 máquinas chinesas no Brasil

Parceria Brasil-China visa incrementar máquinas e usinas de fertilizantes na agricultura familiar. Foto: Reprodução/Mapa.

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e uma delegação da Universidade Agrícola da China, se reuniram para discutir possíveis parcerias tecnológicas na agricultura familiar brasileira. O encontro, ocorrido em 17 de julho, foi parte de um intercâmbio de 10 dias, promovido pela Associação Internacional para Cooperação Popular (Baobab).

Diversas parcerias foram firmadas, incluindo um projeto em São Leopoldo (RS) para uma fábrica de fertilizantes feitos a partir de resíduos orgânicos, e testes com 31 máquinas chinesas no Brasil. O objetivo é determinar quais equipamentos são mais adequados para a agricultura local.

Durante a reunião, João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), solicitou apoio do MDIC para implementar uma política de aquisição dessas máquinas e construção de usinas de compostagem em todo o país.

Márcio Elias Rosa destacou a importância dessa iniciativa, que está alinhada com o Programa Mais Alimentos, recentemente lançado pelo governo brasileiro. O secretário reforçou a necessidade de transferência de tecnologia nessa parceria, com o intuito de modernizar a agricultura familiar no Brasil.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Mapa.