Comércio Bilateral

Brasil conquista novo mercado para exportação de carnes

Um novo mercado para carnes bovinas e suínas brasileiros processadas foi aberto em Singapura

Brasil conquista novo mercado para exportação de carnes. Foto: Reprodução/Mapa.

O Brasil alcançou mais uma conquista no setor agropecuário. Após negociações entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Singapure Food Agency (SFA), um novo mercado para produtos agropecuários brasileiros foi aberto em Singapura.

Com os devidos ajustes no Certificado Sanitário Internacional (CSI), empresas brasileiras agora têm a opção de se habilitarem para exportação de carnes bovinas e suínas processadas para Singapura. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou essa vitória como um passo relevante para a agropecuária brasileira, com o aumento das relações comerciais com um mercado significativo e a exportação de produtos de maior valor agregado.

Os dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) confirmam a importância de Singapura para as exportações brasileiras. Em 2022, o país foi o sétimo destino das exportações brasileiras, com produtos cárneos ocupando o segundo lugar entre os principais grupos exportados, representando 7% do total. Dentro deste percentual, 4% são produtos aviários, 2% são suínos e 1% são bovinos. No ano passado, as exportações para Singapura atingiram um recorde de U$ 8,3 bilhões.

Agora, com a abertura desse novo mercado, as carnes bovinas e suínas processadas, que não são submetidas à esterilização comercial, podem ser exportadas após a acreditação do estabelecimento pela SFA. A conquista em Singapura soma-se à abertura de outros 25 mercados para diferentes produtos da agropecuária brasileira apenas neste ano.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Mapa.