Preço

Trigo em alta: Entressafra reduz oferta no Brasil e amplia importações

Os preços do trigo seguem em elevação no mercado interno, impulsionados pela baixa oferta nacional típica do período de entressafra, conforme análise do Cepea. A escassez do cereal no país tem pressionado os valores e estimulado a busca por produto no mercado externo. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que, em março de …

Os preços do trigo seguem em elevação no mercado interno, impulsionados pela baixa oferta nacional típica do período de entressafra, conforme análise do Cepea. A escassez do cereal no país tem pressionado os valores e estimulado a busca por produto no mercado externo.

Reprodução/Freepik

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que, em março de 2025, o Brasil importou 651,79 mil toneladas de trigo, volume 12% maior que o de fevereiro e 27,6% acima do registrado em março de 2024. O preço médio de importação foi de US$ 234,07 por tonelada cerca de R$ 1.344,25/t ,valor mais competitivo em relação ao praticado no mercado doméstico.

Entre janeiro e março deste ano, as importações somaram 1,951 milhão de toneladas, representando um crescimento de 18% frente ao mesmo período do ano passado. Esse movimento reforça a dependência do Brasil do mercado externo para suprir a demanda durante a entressafra.

Já as exportações registraram queda. Em março, foram embarcadas 280,06 mil toneladas, o menor volume mensal de 2025. No acumulado do trimestre, o país exportou 1,46 milhão de toneladas de trigo, 28% a menos do que no mesmo intervalo de 2024.