Meio Ambiente

Belém será palco da COP-30 da ONU sobre Mudanças Climáticas, confirma Presidente Lula

A COP é um encontro anual que reúne líderes globais para discutir soluções para o aquecimento global e promover alternativas sustentáveis

O governador do Pará, Helder Barbalho, o presidente Lula e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira – primeira COP no Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que Belém (PA) será a cidade anfitriã da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em novembro de 2025. A decisão de trazer o evento para o Brasil foi uma sugestão do próprio presidente, dada sua observação sobre a frequente discussão da Amazônia nas conferências anteriores.

Lula destacou a importância de realizar a conferência em um estado amazônico, permitindo que os participantes conheçam de perto a região e suas riquezas.

O governador do Pará, Helder Barbalho, expressou seu entusiasmo e compromisso em receber o evento, enfatizando a preparação da Amazônia para acolher o mundo e a busca pelo desenvolvimento sustentável da região. Em uma reunião com o presidente e o governador, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou que esta será a primeira vez que o Brasil e, especificamente, Belém, sediarão um evento climático de tal magnitude.

Lula garantiu o apoio do governo federal ao Pará para a realização do evento e expressou sua confiança de que Belém encantará todos os visitantes. Ele finalizou dizendo que, com a alegria e competência do povo paraense, esta será a melhor COP já realizada.

A COP é um encontro anual que reúne líderes globais para discutir soluções para o aquecimento global e promover alternativas sustentáveis. A conferência deste ano ocorrerá nos Emirados Árabes, enquanto a sede de 2024 ainda está indefinida.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Governo do Brasil.