Indústria

Agronegócio avança: retomada da UFN-III e melhorias em Mato Grosso do Sul

Agenda ao lado do presidente Lula incluiu retomada de unidade de fertilizantes, entrega de títulos a assentados e inauguração de melhorias na infraestrutura aeroportuária do estado

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, nesta quinta-feira (25), o ministro André de Paula participou de evento em Três Lagoas (MS) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que marcou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III). O empreendimento, realizado pela Petrobras, é considerado estratégico para ampliar a produção de fertilizantes no Brasil, fortalecer a segurança alimentar e reduzir a dependência externa de insumos essenciais para o setor agropecuário.

Integrada ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a unidade receberá investimentos superiores a R$ 5 bilhões para sua conclusão, com previsão de operação comercial a partir de 2029.

De acordo com dados do Governo Federal, a planta terá capacidade de produzir diariamente 3.600 toneladas de ureia granulada e 2.200 toneladas de amônia, o que resulta em uma produção anual estimada de 1,3 milhão de toneladas de ureia — aproximadamente 16% da demanda nacional pelo fertilizante.

O presidente Lula destacou em seu discurso a importância do projeto para o país, afirmando que “ainda sonho que o Brasil terá acima de 70% de todo o fertilizante que precisa, pois um país jamais será soberano se não for dono das principais produções”.

Além de contribuir para o abastecimento interno, a retomada das obras deve gerar cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia regional por meio da contratação de fornecedores e do movimento nos setores de transporte, serviços, hospedagem, alimentação e comércio.

A localização da unidade é considerada estratégica para o agronegócio brasileiro, já que a região Centro-Oeste concentra aproximadamente 40% da demanda nacional por ureia, impulsionada por cadeias produtivas de milho, cana-de-açúcar, algodão e pecuária. A proximidade com polos agrícolas importantes deve ajudar a aumentar a segurança do abastecimento e reduzir custos logísticos para produtores rurais nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.

A retomada da UFN-III faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo Federal e da Petrobras para recompor a capacidade de produção de fertilizantes nitrogenados no país. A iniciativa visa diminuir a vulnerabilidade diante das oscilações do mercado internacional e possíveis interrupções nas cadeias globais de suprimento, fortalecendo a competitividade do agronegócio brasileiro e a segurança alimentar.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.