Eventos

Brasil impulsiona exportações agrícolas na África Food Show 2026

Agenda realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul, reuniu seminário, rodada de negócios e participação na feira entre os dias 8 e 12 de junho

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas participaram, entre os dias 8 e 12 de junho, na Cidade do Cabo, de uma missão de promoção comercial voltada à expansão das exportações para a África do Sul. A agenda incluiu encontros com compradores locais, atividades preparatórias para o acesso ao mercado e participação na Africa Food Show 2026.

A iniciativa foi promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil na Cidade do Cabo e a Adidância Agrícola do Brasil em Pretória.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, em 2025, a África do Sul importou aproximadamente US$ 635 milhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para proteínas animais, produtos do complexo sucroalcooleiro, café e produtos florestais.

Durante a rodada de negócios, exportadores brasileiros tiveram a oportunidade de se reunir com compradores, importadores e distribuidores sul-africanos. Participaram empresas dos segmentos de carnes bovina, suína e de aves, pescados, bebidas, produtos lácteos, cafés, óleos vegetais, molhos e condimentos, ingredientes alimentícios, grãos, castanhas e alimentos industrializados.

Antes dos encontros comerciais, as empresas receberam informações sobre o perfil do consumidor sul-africano, oportunidades para produtos brasileiros e requisitos para acesso ao mercado. As apresentações abordaram temas relacionados à segurança alimentar, rotulagem, procedimentos de importação e distribuição de produtos.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o adido agrícola do Brasil na África do Sul, Rodrigo Almeida, apresentou um panorama do agronegócio local e destacou oportunidades para ampliar o comércio bilateral. O seminário contou ainda com a participação de representantes do setor privado, do Consulado-Geral do Brasil e de empresas com experiência no mercado africano.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.