Crescimento

Brasil registra recorde de vendas de soja na safra 2024/25, aponta Datagro

As vendas de soja por produtores brasileiros atingiram um volume histórico de 88,2 milhões de toneladas até o início de abril, conforme levantamento da consultoria Datagro. Este é o maior montante já registrado para o período em qualquer safra no país. O resultado reflete a combinação entre colheita recorde e melhora nos prêmios de exportação. …

As vendas de soja por produtores brasileiros atingiram um volume histórico de 88,2 milhões de toneladas até o início de abril, conforme levantamento da consultoria Datagro. Este é o maior montante já registrado para o período em qualquer safra no país. O resultado reflete a combinação entre colheita recorde e melhora nos prêmios de exportação.

Reprodução/Freepik

Segundo a Datagro, 52,2% da safra 2024/25 já foi comercializada, representando um avanço de 6,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Embora o percentual esteja abaixo da média histórica de cinco anos, que é de 55,5%, o volume absoluto é impulsionado por uma safra estimada em 169,1 milhões de toneladas a maior já registrada no Brasil.

A alta nas vendas foi influenciada principalmente pelos prêmios mais valorizados no mercado internacional. O cenário foi motivado pela guerra comercial entre China e Estados Unidos, pelas incertezas na oferta argentina e por uma demanda global aquecida pela oleaginosa brasileira.

As negociações antecipadas da safra 2025/26 também mostraram avanço. Até o início de abril, 4,6% da produção projetada estimada em 176,7 milhões de toneladas já foi vendida, após crescimento de 1,8 ponto percentual desde março.