
O governador Rafael Fonteles visitou, nesta sexta-feira (19/06), as instalações do Terminal de Uso Privado de Luís Correia, que está prestes a iniciar as operações de exportação de minério de ferro produzido no estado. Com a fase um das obras praticamente concluída, a Companhia Porto Piauí realiza os ajustes finais para o início do embarque internacional. Durante a visita, o chefe do Executivo foi recebido pelos presidentes do Grupo Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, e da Porto Piauí, Raimundo Dias.
Na ocasião, Rafael Fonteles conheceu o galpão onde o minério está sendo armazenado. A estrutura já recebe caminhões carregados diariamente, demonstrando a dimensão da operação. Segundo o governador, o local está preparado para o primeiro embarque internacional, que deve ocorrer em breve.
“Minério do Piauí saindo pelo Porto de Luís Correia com destino à China em breve, além de outros mercados. Todo o material aqui armazenado será carregado em um único navio com mais de 110 mil toneladas. A operação representa um avanço significativo para a região, com caminhões chegando 24 horas por dia e cerca de 100 rodotrens movimentando cargas diariamente. É uma verdadeira revolução no litoral do Piauí”, afirmou Rafael Fonteles.
A exportação será realizada por meio de uma técnica de transbordo de graneis, na qual um navio de 9 mil toneladas atracará no terminal para transferir a carga a uma embarcação maior, com capacidade para 110 mil toneladas, em alto mar.

O governador também acompanhou o andamento das obras na plataforma de operação, área onde os navios irão atracar para receber o minério. Segundo ele, a exportação de minério de ferro será apenas a primeira fase do projeto portuário, que inclui outros terminais em desenvolvimento.
“Após o terminal de minério de ferro, serão construídos o terminal de contêineres, o terminal de industrialização do pescado e o terminal de fertilizantes. São quatro terminais em andamento simultâneo. O primeiro a ser concluído será justamente o terminal de minério, que já está com a carga pronta para embarque”, destacou o governador. Ele também visitou o cais multipropósito e acompanhou o progresso na construção do Terminal Pesqueiro, que ampliará as oportunidades na cadeia produtiva local ao permitir o beneficiamento do pescado produzido na região.

Monitoramento e controle das operações portuárias
Durante a visita, Rafael Fonteles apresentou a estrutura de fiscalização instalada no Porto de Luís Correia, composta por órgãos federais como a Receita Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil e demais instituições. Essa rede de controle garante que as operações ocorram com segurança, eficiência e dentro das normas legais.
“Conseguimos tornar viável uma operação de exportação de minério de ferro em menos de três anos, algo inédito no Brasil. Essa realização é fruto do trabalho conjunto entre os governos e os órgãos de fiscalização”, afirmou o governador.


Fonte: pi.gov.br








