Políticas

Produtores rurais e setor agrícola discutem desafios e prioridades em encontro estratégico

Encontro no Mapa abordou desafios, prioridades e pautas estratégicas de 18 setores do agronegócio brasileiro

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o ministro André de Paula reuniu-se nesta quarta-feira (17) com presidentes de 18 Câmaras Setoriais do órgão, em Brasília (DF). A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo entre o ministério e as cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.

Participaram da reunião representantes das Câmaras de Açúcar e Álcool, Algodão, Amendoim, Arroz, Borracha Natural, Cacau, Cachaça, Cerveja, Citricultura, Fibras Naturais, Florestas Plantadas, Fruticultura, Mandioca, Milho e Sorgo, Palma de Óleo, Soja, Tabaco e Vinho.

Durante o encontro, os representantes apresentaram suas principais demandas, desafios e prioridades setoriais. Segundo o ministério, o objetivo foi fortalecer o canal de comunicação e contribuir para a formulação de soluções que apoiem o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.

O ministro André de Paula destacou que sua atuação à frente do ministério busca atuar como interlocutor do setor agropecuário junto ao governo federal. De acordo com ele, a aproximação com as Câmaras Setoriais é fundamental para identificar demandas e elaborar respostas conjuntas às questões do setor.

“Entendo a importância do papel que vocês exercem para o sucesso do nosso trabalho neste período. Quero abrir espaço para ouvir e dialogar com todos os setores que, de forma direta ou indireta, atuam ao nosso lado e contribuem para fortalecer a agricultura brasileira”, afirmou o ministro.

Entre os setores representados, oito apresentaram suas principais demandas durante o encontro: arroz, açúcar e álcool, algodão, citricultura, soja, mandioca e florestas plantadas. Os temas discutidos incluíram custos de produção, a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), projetos em tramitação no Congresso Nacional, políticas de fomento e ações de defesa agropecuária.

Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do Ministério, ressaltou que as Câmaras Setoriais representam a porta de entrada dos setores no órgão. Segundo ele, o protagonismo dessas câmaras é importante para que as demandas sejam tratadas de forma mais qualificada e objetiva dentro do ministério.

Participaram também da reunião o secretário-executivo do ministério, Cleber Soares; a chefe de gabinete do ministro, Adriana Toledo; a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Priscilla Borges; o diretor do Departamento de Análise Econômica e Políticas Agropecuárias, Silvio Farnese; e o coordenador-geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Leandro Pires.

O que são as Câmaras Setoriais?

De acordo com o ministério, as Câmaras Setoriais constituem fóruns de discussão que reúnem entidades representativas de produtores, empresários, instituições financeiras e outros parceiros do setor, além de órgãos públicos e técnicos governamentais. Esses colegiados abordam temas relacionados ao manejo, uso de defensivos, processos produtivos, comercialização e questões tributárias.

Nos encontros, são analisadas matérias que impactam ou podem vir a impactar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, buscando identificar entraves e propor soluções ao longo de toda a cadeia produtiva, da produção à comercialização.

Atualmente, o sistema conta com 32 Câmaras Setoriais, que representam diferentes cadeias produtivas do agronegócio, incluindo setores como Açúcar e Álcool, Algodão, Amendoim, Carne Bovina, Cerveja, Citricultura, Culturas de Inverno, Erva-Mate, Flores e Plantas Ornamentais, Fruticultura, Hortaliças, Leite e Derivados, Mel, Milho e Sorgo, Oleaginosas, Pescados, Soja, Tabaco, entre outros.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.