Embrapa

UFPI e Embrapa buscam parceria para instalação de Fazenda Escola em Campo Maior

A Embrapa Meio-Norte manifestou a intenção de ceder parte de sua propriedade rural em Campo Maior (PI) para a implantação de uma unidade de ensino técnico da UFPI

Foto: Arquivo/UFPI.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Embrapa Meio-Norte, deram o primeiro passo, na última quinta-feira (06/07), para instalação de uma unidade de ensino técnico no município de Campo Maior (PI). Em uma reunião com representantes de ambas as instituições, a Embrapa manifestou a intenção de ceder parte de sua propriedade rural na região para a iniciativa.

A reunião delineou o início da colaboração entre as duas entidades. Gildásio Guedes, reitor da UFPI, e Anísio Lima, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, discutiram os benefícios e o objetivo da expansão da UFPI para Campo Maior.

Guedes mencionou que a parceria com a Embrapa permitirá estabelecer uma unidade de ensino técnico na cidade, visando estender a educação e oferecer cursos nas áreas de Agronegócio, Agricultura Familiar, Sustentabilidade e Zootecnia.

Segundo Anísio Lima, a parceria, que já está confirmada, tem como objetivo levar oportunidades de ensino para a comunidade da região dos Carnaubais, e assim, promover o desenvolvimento da sociedade piauiense.

Alberto Dias, Diretor Administrativo da PRAD, detalhou os próximos passos para a instalação da unidade de ensino. Uma manifestação de interesse será enviada à Embrapa, para iniciar os procedimentos legais, seguido pela formação de uma comissão encarregada de elaborar o projeto arquitetônico, definir os cursos que serão oferecidos, e analisar as demandas do mercado em Campo Maior.

Presentes na reunião também estavam o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Prof. Luís Carlos Sales; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Willams Neves; e o professor do Departamento de Zootecnia do CCA, Acrísio de Miranda Sampaio.

O Diretor Administrativo também relatou que a UFPI possui uma propriedade rural de 90 hectares na zona rural de Campo Maior, que foi doada pelo Ministério da Agricultura. A universidade planeja revitalizar o espaço e integrá-lo à unidade de ensino que será desenvolvida nas terras cedidas pela Embrapa.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: