Consumidor

Aumento na confiança do consumidor (FGV)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou um aumento de 0,7 ponto em dezembro, atingindo 93,7 pontos. Esse movimento foi influenciado por uma reavaliação das perspectivas para os próximos meses, apesar da insatisfação em relação ao momento atual. A melhora nas perspectivas foi mais evidente entre as famílias de …

Imagem reprodução de infonet.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou um aumento de 0,7 ponto em dezembro, atingindo 93,7 pontos. Esse movimento foi influenciado por uma reavaliação das perspectivas para os próximos meses, apesar da insatisfação em relação ao momento atual. A melhora nas perspectivas foi mais evidente entre as famílias de menor poder aquisitivo, que voltaram a enxergar a possibilidade de melhora no mercado de trabalho e uma continuidade na queda da inflação em 2024.

O Índice de Expectativas (IE) teve um aumento de 2,5 pontos, alcançando 103,3 pontos, após três quedas consecutivas. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu pelo terceiro mês consecutivo, registrando uma queda de 1,7 ponto, chegando a 80,4 pontos. Mesmo com a melhora, o índice ainda permanece abaixo do nível de 100 pontos, indicando um caminho a percorrer para uma confiança mais robusta.

Fonte: Reuters