Aurora

Aurora Cooperativa Agroindustrial, o terceiro maior grupo agroindustrial

A Aurora Cooperativa Agroindustrial, o terceiro maior grupo agroindustrial de proteína animal do Brasil, assumiu a operação de uma planta industrial de suínos que pertencia à UNIUM, composta pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. A planta está localizada no município de Castro, no estado do Paraná. Como resultado dessa transação, as marcas ALEGRA, ALEGRA BLACK …

A Aurora Cooperativa Agroindustrial, o terceiro maior grupo agroindustrial de proteína animal do Brasil, assumiu a operação de uma planta industrial de suínos que pertencia à UNIUM, composta pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. A planta está localizada no município de Castro, no estado do Paraná.

Como resultado dessa transação, as marcas ALEGRA, ALEGRA BLACK PORK e ALEGRA PORCO & BRASA agora fazem parte da Aurora Cooperativa Agroindustrial. O Departamento Comercial da Aurora já está atendendo os clientes dessas marcas.

A Aurora Cooperativa Agroindustrial já havia firmado um acordo de intercooperação para a aquisição da unidade industrial de carnes da UNIUM (Alegra) em junho passado. Em setembro, a negociação foi aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), permitindo que a Aurora assumisse o controle operacional da indústria de processamento de carne suína em outubro.

Com essa aquisição, a Aurora Coop agora opera oito plantas industriais de suínos, elevando sua capacidade de abate de 28.500 para 32.000 suínos por dia. A planta de Castro foi inaugurada em 2015 e tem uma área total construída de 40.000 m², com capacidade para abater 3.500 suínos por dia. A indústria emprega diretamente 1.736 trabalhadores, a maioria dos quais será transferida para a nova proprietária.

A base produtiva a campo que abastece a indústria é composta por 156 produtores que administram 195 empresas rurais. Em 2022, o abate total de suínos atingiu 843.821 animais, com uma média de 70.318 cabeças por mês.

A Aurora Cooperativa Agroindustrial agora opera oito plantas industriais de suínos, e sua capacidade de abate aumentou em 12% para 32.000 suínos por dia. Ela também aumentou seu número de empregados diretos em 4%, para cerca de 44.000.

A aquisição do frigorífico de suínos da UNIUM pela Aurora Coop permitiu que as cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda e Capal se tornassem associadas da Aurora Cooperativa Agroindustrial, que agora conta com 14 cooperativas singulares agropecuárias filiadas.

Fonte: Aurora