Clima favorável

Chuvas favorecem canaviais e limitam avanço nos preços do açúcar

O clima mais favorável nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil tem limitado a alta nos preços internacionais do açúcar. Nesta quinta-feira (24/04), os contratos futuros negociados em Nova Iorque operam com leve valorização: o vencimento maio/25 é cotado a 17,99 centavos de dólar por libra-peso (+0,28%) e o julho/25, a 17,89 cents (+0,06%). …

O clima mais favorável nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil tem limitado a alta nos preços internacionais do açúcar. Nesta quinta-feira (24/04), os contratos futuros negociados em Nova Iorque operam com leve valorização: o vencimento maio/25 é cotado a 17,99 centavos de dólar por libra-peso (+0,28%) e o julho/25, a 17,89 cents (+0,06%).

Reprodução / Freepik

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Nottus, os mapas indicam chuvas consistentes até o fim de abril no Centro-Sul, o que favorece o desenvolvimento dos canaviais após os impactos da estiagem e queimadas de 2023. A recuperação das lavouras reforça as estimativas de uma safra 2025/26 em torno de 600 milhões de toneladas, com possível aumento na produção de açúcar.

O câmbio também pesa sobre o mercado. A valorização do real frente ao dólar reduz a competitividade das exportações e afeta a rentabilidade das usinas. Já a guerra comercial entre China e EUA segue pressionando o setor de energia, com reflexos nos preços do etanol.