Recorde

Plantio do milho safrinha se consolida e colheita da safra de verão supera média histórica

O plantio da segunda safra de milho no Brasil está praticamente finalizado, atingindo 99,1% da área total até o último domingo (05/04), segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O avanço é expressivo em comparação aos 97,9% registrados na semana anterior, e se aproxima dos índices da safra passada (99,5%) e da média dos …

O plantio da segunda safra de milho no Brasil está praticamente finalizado, atingindo 99,1% da área total até o último domingo (05/04), segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O avanço é expressivo em comparação aos 97,9% registrados na semana anterior, e se aproxima dos índices da safra passada (99,5%) e da média dos últimos cinco anos (99,4%).

Reprodução/freepik

Estados como Goiás, Piauí, Tocantins e Mato Grosso já encerraram completamente o plantio. Maranhão (99,6%), Paraná (99,2%), Minas Gerais (99%), Mato Grosso do Sul (98,4%) e São Paulo (95%) finalizam os últimos trabalhos em campo. Entre as lavouras já implantadas, 61,8% seguem em desenvolvimento vegetativo, 33,6% estão em floração e 1,3% já entraram na fase de enchimento de grãos.

As condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento da safra em diversas regiões. No Mato Grosso, as chuvas continuam regulares e beneficiam as lavouras. No Paraná e Mato Grosso do Sul, mesmo com calor e precipitações irregulares, a maioria das áreas apresenta bom desempenho. Já em Goiás, o clima mais seco e as altas temperaturas impactaram algumas plantações no leste do estado.

Paralelamente, a colheita da safra de verão segue avançando e atingiu 59,2% da área cultivada, superando os 53,3% da semana anterior e os 52,9% registrados no mesmo período de 2024. Os destaques na colheita são São Paulo (90,2%), Paraná (89%), Santa Catarina (86,8%) e Rio Grande do Sul (79,6%), com ritmo mais lento em estados como Goiás (21,4%) e Maranhão (1,6%).