Técnica

Tríplice lavagem garante segurança no campo e fortalece sustentabilidade no agronegócio

A correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas é uma obrigação compartilhada entre produtores, indústria e distribuidores. Uma etapa essencial desse processo é a tríplice lavagem técnica que elimina resíduos químicos das embalagens, garantindo segurança no manuseio, adequação às normas legais e viabilizando sua reciclagem ou descarte seguro. A técnica consiste em esvaziar completamente …

A correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas é uma obrigação compartilhada entre produtores, indústria e distribuidores. Uma etapa essencial desse processo é a tríplice lavagem técnica que elimina resíduos químicos das embalagens, garantindo segurança no manuseio, adequação às normas legais e viabilizando sua reciclagem ou descarte seguro.

Reprodução/Freepik

A técnica consiste em esvaziar completamente a embalagem no pulverizador, enchê-la com água limpa até um quarto do volume, tampar, agitar por 30 segundos e despejar a água no tanque. O processo é repetido mais duas vezes. Por fim, o agricultor deve perfurar o fundo da embalagem para impedir a reutilização e encaminhá-la a uma central de recebimento vinculada ao Sistema Campo Limpo.

Reprodução/Freepik

“A tríplice lavagem é simples, mas tem enorme impacto na segurança e no meio ambiente”, destacou um técnico do sistema durante ação educativa no campo. Ele reforçou que, além de facilitar a logística reversa, a prática permite que as embalagens sejam recicladas corretamente, evitando riscos à saúde e ao solo.

O Brasil é referência mundial na devolução correta dessas embalagens. Em 2023, 100% das embalagens primárias colocadas no mercado foram destinadas de forma adequada. O Sistema Campo Limpo reforça que seguir as boas práticas agrícolas é essencial para garantir um agronegócio mais seguro, sustentável e eficiente para as próximas gerações.