Feiras e Eventos

Fórum realizado pela Adapi capacita produtores para regulamentação do registro da Cajuína

O 1º Fórum Estadual da Cajuína ocorreu no Riverside Shopping em Teresina, em 23 de agosto. O evento integra o calendário do Festival da Cajuína e Bebidas Regionais do Piauí, iniciado hoje e com término marcado para 26 de agosto. A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa …

Foto: Reprodução/Governo do Piauí.

O 1º Fórum Estadual da Cajuína ocorreu no Riverside Shopping em Teresina, em 23 de agosto. O evento integra o calendário do Festival da Cajuína e Bebidas Regionais do Piauí, iniciado hoje e com término marcado para 26 de agosto. A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), conduziu o Fórum, visando proporcionar informações e formalização de produtores do setor cajucultura, permitindo-lhes obter o registro de estabelecimentos e produtos vegetais junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Segundo Fábio Abreu, Secretário da Sada, o evento, inserido no Festival da Cajuína, agrega a exposição de produtores à realização do fórum. Isso objetiva preparar e capacitar empreendedores para regularização, enfatizando o compromisso público em facilitar certificações. Lenildo Lima, presidente da Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi), ressaltou a intenção de fortalecer e valorizar a cajuína como patrimônio cultural. Com o aumento do consumo durante a pandemia, há aspirações de incrementar a produção.

A liberação de crédito orientado para cooperativas e empreendedores desponta como incentivo para impulsionar a produção. Feliphe Araújo, diretor-presidente da Piauí Fomento, considera viável a expansão do mercado da cajuína com a tecnologia e acesso a mercados. João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, almeja ampliar o setor produtivo, buscando certificações e adesões que permitam a inclusão da cajuína na merenda escolar.

Ernando Cardoso, gerente de inspeção vegetal da Adapi, ministrou uma palestra sobre requisitos para registro de estabelecimentos e produtos agroindustriais no Mapa. Ele também participou de uma mesa redonda, fornecendo esclarecimentos a participantes do evento. O objetivo da Adapi é aderir à equivalência, buscando agilidade nos processos administrativos e aproximação com os produtores.


Fonte: Governo do Piauí.