Em Teresina, durante a 72° Expoapi, a produtora Rosângela Werner participou de gravação do podcast Mulheres de Fibra, que será lançado em Janeiro de 2024. O projeto Mulheres de Fibra visa a conexão de mulheres do campo e da cidade, entendendo que todas compõem – direta ou indiretamente – a grande cadeia produtiva do agro. Através do podcast, estão sendo entrevistadas mulheres que se destacam em diversos segmentos, desde a educação, tecnologia, moda e agricultura.
Para Ani Sanders, idealizadora do projeto, a trajetória de Rosângela é inspiradora para as mulheres; pela sua coragem, resiliência e fé, que foram elementos decisivos para seu êxito na região da Nova Santa Rosa, Uruçuí/PI.
O distrito que hoje se destaca pela produção agropecuária, foi iniciado com a chegada de integrantes do projeto de colonização “Nova Santa Rosa”, em 1997, quando os primeiros imóveis foram adquiridos formalmente, em uma extensa área a cerca de 190 quilômetros da sede do município de Uruçuí.
Enfrentando a falta de infraestrutura, a distância e o cansaço após longas viagens, os primeiros passos foram dados para semear aquele pretensioso sonho. E em fevereiro de 1999 foi que os primeiros colonizadores chegaram com suas famílias e descarregaram suas mudanças, com móveis, maquinários agrícolas e muita garra para fixar raízes no cerrado piauiense.