Assistência ao Produtor

Sebrae Agro destaca apoio ao agronegócio durante a 72ª Expoapi

Durante a 72ª Expoapi, maior feira agropecuária do Piauí, o Sebrae reiterou seu compromisso de mais de uma década com os agropecuaristas do estado

Durante a 72ª Expoapi, maior feira agropecuária do Piauí, o Sebrae reiterou seu compromisso de mais de uma década com os agropecuaristas do estado, oferecendo suporte e oportunidades de crescimento. Realizada no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina, a feira reuniu expositores e interessados em conhecer as inovações do setor.

Marcelo, responsável pelo Sebrae Agro, destacou a importância desse apoio ao longo dos anos. “O Sebrae há mais de 10 anos vem fazendo um trabalho de apoio aos agropecuaristas, pequenos do agronegócio do Piauí, através dos nossos trabalhos de consultoria, as oficinas, todo o trabalho que a gente faz em campo, todo o estado do Piauí, tudo é congregado no final do ano aqui, durante a Expoapi”, afirmou.

Marcelo. Foto: Agrozil.

Dentro do espaço Apiccovi, voltado para caprinos e ovinos, o Sebrae ofereceu exames gratuitos aos expositores, visando agregar valor aos animais comercializados. “a gente faz agora exames gratuitos para os expositores, o pessoal que traz animais para concorrer em pista aqui, nós fazemos exames de OPG, que é o mapeamento de verminose, nós fazemos o exame andrológico que mede a atividade do sêmen de um reprodutor, exames de células somáticas para aquelas fêmeas produtoras de leite e também o trabalho de ultrassom para a detecção de prenhês em matrizes. Isso tudo valoriza o animal que está sendo comercializado, agrega valor”, explicou Marcelo.

Além disso, no espaço Sebrae Agro, durante a Expoapi, foram apresentadas empresas de diferentes segmentos, desde fruticultura até a produção de cajuína, doces e licores, evidenciando a variedade de produtos da região. “dentro do espaço Sebrae, nós fazemos tipo uma missão cumprida durante o ano com a apresentação de empresas dos diversos segmentos, empresas do área de fruticultura, a produção da cajuína, dos doces, dos licores e também caprinos e ovinos, apresentando as carnes, os cortes especiais, a caju cultura, a castanha, o mel, a famosa cajuína do Piauí, a gente não poderia deixar de apresentar para degustação, comercialização na nossa praça de alimentação, isso tudo é um fechamento da cadeia, todo o trabalho desde a base produtiva até a finalização com produtos acabados, registrados, certificados para comercialização no espaço Sebrae Agro”, acrescentou.


Quanto ao acesso aos serviços do Sebrae, Marcelo explicou o sistema descentralizado da instituição, com atuações regionais, projetos específicos e atendimento espontâneo, disponibilizando consultorias, palestras, oficinas e capacitações por curso. O Sebrae também oferece subsídios por meio da ferramenta Sebrae Tech, subsidiando soluções tecnológicas para pequenos e micro produtores rurais.

A 72ª Expoapi não só celebrou a agricultura e pecuária do Piauí, mas também reafirmou o compromisso do Sebrae em impulsionar o crescimento e a inovação no setor agropecuário, consolidando parcerias e oportunidades para os empreendedores rurais da região.