Saúde Animal

Piauí registra recorde histórico na vacinação de rebanho bovino contra a febre aftosa

Segundo a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, 95,79% dos animais foram imunizados contra febre aftosa na primeira etapa da campanha de 2023

Secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí, Fábio Abreu. Foto: Reprodução/Governo do Piauí.

Na segunda-feira (24/07), o Piauí comemorou um marco significativo na saúde animal. De acordo com o relatório da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), a campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2023 atingiu um número recorde de bovinos e bubalinos imunizados.


Investimento na pecuária piauiense

Ao longo da primeira etapa da campanha, 1.811.903 animais receberam a vacina. Esse número representa 95,79% do total do rebanho piauiense. Isso indica um aumento significativo no investimento na pecuária do estado, acompanhado pela expectativa de melhorias no setor agropecuário.

Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Sada/Adapi, observou que a implementação de estabelecimentos de abate, matadouros e frigoríficos pelo governo do estado foi um fator contributivo. O rebanho piauiense atual é o maior já registrado, totalizando 1.896.664 cabeças de gado.


Meta superada e novo status pleiteado

O sucesso da campanha de vacinação vai além da meta inicial de vacinar 1,8 milhão de cabeças de gado. Com 1.811.903 animais vacinados e registrados, o Piauí superou o maior índice de vacinação contra a febre aftosa desde 2014.

De acordo com Simone Pereira, coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA), este sucesso é fundamental para o Piauí pleitear o status de zona livre de aftosa sem vacinação.


Registro e fiscalização em alta

Na primeira etapa da campanha, o estado atingiu todos os índices preconizados pelo Ministério da Agricultura. O registro de vacinação nas propriedades alcançou 90,53%. A vigilância e fiscalização de vacinas nas propriedades por técnicos da Sada/Adapi também aumentou, cobrindo 62,5% dos municípios piauienses.

Fábio Abreu, secretário da Sada, atribuiu o sucesso à conscientização do produtor e ao trabalho de educação sanitária. A meta para o futuro próximo é que o Piauí se torne uma área livre de aftosa sem a necessidade de vacinação.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Governo do Piauí.