Assistência Técnica

Casal aumenta produção de leite de 16 para 190 litros por dia

Após assistência técnica do Senar para uma melhor alimentação do gado, produtores saem de um prejuízo de 19%, para um lucro de 44%.

Casal aumenta produção de leite de 16 para 190 litros por dia. Foto: Reprodução/Canal Rural.

Há dois anos, o casal Robson dos Santos e Eliane Elias enfrentou um grande desafio. Sem experiência prévia, eles se mudaram para o campo e começaram a criar gado em seu sítio em Comodoro, Mato Grosso. Devido à falta de alimentação adequada para o gado, foram forçados a vender todo o rebanho.

Entretanto, após receber orientações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), eles conseguiram transformar a situação. A produção de leite do casal, que era de 16 litros por dia, aumentou para um pico de 190 litros por dia.

As orientações fornecidas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT incluíram a implementação de uma plantação de capiaçu para alimentação do gado e a introdução de rações concentradas.

Em um ano, a média de produção diária de leite aumentou para 33 litros. No segundo ano, esta média subiu para 140 litros por dia. A renda da família passou de um prejuízo de 19% para um lucro de 44%.

A assistência do Senar-MT, que é oferecida gratuitamente, está disponível para outros produtores rurais que necessitem de apoio técnico e gerencial. Atualmente, o programa atende a 1.616 propriedades em 75 municípios de Mato Grosso.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Canal Rural.