Bebidas, grão e cereal lideram pesquisa do IBGE e do Ministério da Saúde
Você já se perguntou quais são os alimentos mais consumidos no Brasil? Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o café é o produto mais ingerido, seguido do feijão e do arroz. A lista fica completa com mais duas bebidas: o suco e o refrigerante.
O consumo per capita ao dia do líder na pesquisa de Análise do Consumo Alimentar Pessoal no país chegou a 163,2 gramas, número próximo ao feijão, com 142,2 gramas, e ao arroz, com 131,4 gramas (confira a lista no fim da matéria).
O levantamento do IBGE foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde e divulgado em 2020. Foram analisados consumidores de dez anos ou mais por sexo, idade, renda familiar mensal e situação urbana ou rural.
O feijão e o arroz, combinação frequente no prato dos brasileiros, tiveram o consumo menor em comparação à pesquisa anterior. O grão caiu de 72,8% para 60%, enquanto o cereal passou de 84% para 76,1%. Neste último, a queda foi observada, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Mais um detalhe sobre o feijão e arroz é que são mais consumidos nos domicílios com menor rendimento dos moradores. Já as casas com renda maior têm as frutas em primeiro lugar.
Os outros alimentos destacados e consumidos com frequência são: carne bovina, hortaliças, cerveja, industrializados, milho, farinha de mandioca, pão e peixes.
Veja a lista de alimentos mais presentes na mesa do brasileiro:
●Café: 163,2 gramas ao dia
●Feijão: 142,2 gramas
●Arroz: 131,4 gramas
●Suco: 124,5 gramas
●Refrigerante: 67,1 gramas
Confira outras curiosidades da pesquisa do IBGE:
●Homens consomem três vezes mais cerveja que as mulheres;
●Área rural consome duas vezes mais peixes, farinha de mandioca e mortadela;
●Frequência no consumo de farinha de mandioca no Norte é duas vezes a do Nordeste;
●Consumo diário per capita de refrigerante no Sul é duas vezes maior que Norte e Nordeste;
●Centro-Oeste registrou o maior consumo médio per capita de arroz, feijão, carne bovina e leite integral;
●Sul e Sudeste concentraram maiores médias de consumo per capita para a maioria das frutas e verduras;
●Nordeste destacou-se por médias per capita mais altas de consumo de milho e preparações à base de milho e feijão verde ou de corda;
●A região Sul destacou-se por médias elevadas de consumo per capita de massas, macarrão, café e chá;
●Consumo de frutas, verduras e legumes é menor entre os adolescentes;
●Adolescentes consomem o dobro de sanduíches, quatro vezes mais pizzas, nove vezes mais bebidas lácteas e 20 vezes mais salgadinhos que idosos.