Educação

Semec e Seduc alinham políticas públicas voltadas para educação inclusiva

Os participantes tiveram a oportunidade de discutir propostas para a construção de ações voltadas ao ensino inclusivo, apresentar projetos em andamento e planejados para serem realizados ao longo do ano letivo de 2024.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu, nesta quarta-feira (13/03), uma reunião com a presença da equipe da Divisão de Educação Inclusiva (DEI/Semec), Conselho Municipal de Educação (CME/THE), representante do curso de Psicologia da Uespi, professora Nágila Pinheiro, e a Superintendente de Ensino da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), professora Viviane Farias. O encontro teve como objetivo compartilhar experiências no âmbito municipal e estadual sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Os participantes tiveram a oportunidade de discutir propostas para a construção de ações voltadas ao ensino inclusivo, apresentar projetos em andamento e planejados para serem realizados ao longo do ano letivo de 2024. A chefe da Divisão de Educação Inclusiva, Amanda Kárdia, apresentou a sistematização das ações realizadas pela DEI/Semec, falou sobre investimentos e de projetos futuros. “Essa reunião serviu para apresentar a Resolução CME/THE nº 003 de 15 de abril de 2010, que fixa normas para a Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Teresina e a troca de informações sobre a atuação do município e do Estado em relação à educação inclusiva”.

A Superintendente de Ensino da Seduc, professora Viviane Farias, considerou a reunião como um momento ímpar e de muita contribuição para futuras estratégias entre Município e Estado “A reunião norteou o alinhamento dentro do Estado do Piauí das políticas de atenção ao estudante público-alvo da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. Alinhamos a proposta do Estado com a proposta da Semec e dos conselhos Municipal e Estadual de Educação. Isso é muito importante e nos trará bons resultados”.

“Conseguimos discutir pontos importantes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e saímos com orientações de alinhamentos na atuação municipal de estadual”, destaca a professora Doutora do curso de psicologia da UESPI, Nágila Pinheiro.


Fonte: Prefeitura de Teresina