Foram publicadas no Diário Oficial da União duas resoluções que estabelecem a criação de dois grupos de trabalho importantes para a construção da nova política industrial brasileira. Esses grupos de trabalho visam coordenar ações relacionadas ao financiamento do desenvolvimento industrial e à redução do chamado “Custo Brasil”. Suas criações foram aprovadas pelo comitê executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) em reunião realizada no mês passado.
O primeiro grupo de trabalho, denominado “Grupo de Trabalho para Coordenação das Ações de Financiamento ao Desenvolvimento Industrial”, tem como objetivo coordenar as ações de apoio ao desenvolvimento industrial e à inovação. Ele também irá propor estudos e melhorias nas políticas de financiamento e monitorar e avaliar as ações de fomento implementadas. Este grupo será composto pela Secretaria-Executiva do CNDI, que coordenará o grupo, juntamente com representantes de diversos ministérios e órgãos governamentais, incluindo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), BNDES e FINEP, entre outros.
O segundo grupo de trabalho, chamado “Grupo de Trabalho para Redução do Custo Brasil”, tem como objetivo contribuir para o crescimento de longo prazo da produtividade e competitividade da economia brasileira. Suas atribuições incluem a análise de propostas regulatórias para melhorar a produtividade e o ambiente de negócios no Brasil, a identificação de fatores que encarecem a produção no país e a proposição de aprimoramentos em políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento industrial. Este grupo será composto por representantes de diversos ministérios e órgãos governamentais, bem como pela Secretaria-Executiva do CNDI, que coordenará o grupo.
Essas ações visam fortalecer a política industrial brasileira, melhorar a competitividade do setor produtivo e impulsionar o crescimento econômico de longo prazo no Brasil.
Fonte: GovBr