seca

Com estiagem severa, Piauí entra em estado de emergência em 129 municípios

O Governo do Piauí declarou situação de emergência em 129 municípios atingidos pela escassez de chuvas. A medida busca facilitar ações emergenciais para mitigar os efeitos da seca, sobretudo nas áreas rurais. O decreto nº 23.699/95 foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (03/04), e terá validade inicial de 90 …

O Governo do Piauí declarou situação de emergência em 129 municípios atingidos pela escassez de chuvas. A medida busca facilitar ações emergenciais para mitigar os efeitos da seca, sobretudo nas áreas rurais. O decreto nº 23.699/95 foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (03/04), e terá validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Reprodução/freepik

A decisão tem como base relatórios da Secretaria do Meio Ambiente, que indicam forte redução no volume de chuvas em diversas regiões. O fenômeno da “seca verde” foi identificado em grande parte do estado, com vegetação ainda verde, mas sem umidade suficiente para garantir a produtividade agrícola, prejudicando pequenos produtores e a economia local.

A irregularidade climática afetou seriamente a agricultura e os recursos hídricos, com quedas acentuadas nos níveis de açudes, rios e reservatórios. Há registros de colapso no abastecimento de água em várias localidades. A previsão para os próximos meses aponta chuvas abaixo da média e elevação nas temperaturas, o que pode agravar ainda mais o cenário de estiagem.

Diante da situação, os órgãos estaduais como a Secretaria do Meio Ambiente (Semarh) e a Defesa Civil estão mobilizados. As ações emergenciais incluem apoio aos agricultores, abastecimento de água e proteção aos animais, com o objetivo de reduzir os danos provocados pela seca e garantir o mínimo de segurança hídrica e alimentar à população afetada.