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Terminal de Contêineres de Paranaguá amplia capacidade e recebe navios movidos a GNL

Novos navios, que se destacam pela capacidade e tecnologia sustentável, em linha com os princípios ESG, estão chegando ao Terminal de Contêineres de Paranaguá. A informação é da TCP, empresa que administra o terminal, e que recebeu, no último dia 23 de junho, o navio porta-contêineres CMA CGM Búzios. De acordo com a empresa, essa …

Novos navios, que se destacam pela capacidade e tecnologia sustentável, em linha com os princípios ESG, estão chegando ao Terminal de Contêineres de Paranaguá. A informação é da TCP, empresa que administra o terminal, e que recebeu, no último dia 23 de junho, o navio porta-contêineres CMA CGM Búzios. De acordo com a empresa, essa é a primeira de uma nova geração de seis embarcações “prontas para biometano e e-metano”, com aerodinâmica aprimorada para atender o Brasil no serviço semanal SEAS2, que liga Paranaguá ao continente asiático.

O Grupo CMA CGM – player global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas -, já implantou na rota os navios CMA CGM Bahia, Búzios, Paraty, São Paulo, Belém, e em breve trará o CMA CGM Amazônia. Segundo a empresa, essas são embarcações irmãs que levam o nome de cidades e estados icônicos do país e têm as mesmas características: 336 metros de comprimento (LOA), 51 metros de largura (boca) e capacidade para transportar 13.264 TEU (medida equivalente a 20 pés de comprimento de contêiner).

Todos os navios dessa frota emitem 28% menos gases de efeito estufa se comparados aos porta-contêineres convencionais, graças ao sistema de recirculação de gases de escape (ICER), ao fato de serem atualmente movidos a gás natural liquefeito (GNL) e também “prontos para biometano e e-metano”.

Além da grande capacidade, as embarcações irmãs chamam a atenção pela cor verde e pelo windshield, estrutura que se estende acima da proa, melhorando a aerodinâmica e aumentando a eficiência energética em sua navegação. “A operação desses navios com propulsão LNG está alinhada com nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais verde e eficiente no setor de transporte marítimo”, avalia Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP.

Para Neusa Marcelino, CEO da CMA CGM Brasil, a chegada dos navios porta-contêineres movidos a GNL ao Brasil marca o início de uma nova era no setor de transporte marítimo brasileiro: “é um marco transformador. Ao implantar esses navios de última geração projetados especificamente para as águas da América Latina, poderemos atender a volumes adicionais e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente a pegada ambiental das remessas de nossos clientes”.

Aumento da capacidade

A chegada das novas embarcações, conforme prevê a TCP, irá aumentar a capacidade de escoamento por Paranaguá. “Será o primeiro serviço a atender dois portos no Norte da China, abrindo grandes oportunidades de importação e exportação nessa área. Entre os mercados que mais devem se beneficiar com a chegada dos navios de maior capacidade nesta rota estão os de exportação e importação de carnes congeladas, eletrônicos, autopeças e de produtos químicos e petroquímicos”, explica Carolina.

A TCP vem alcançando recordes consecutivos de produtividade e, em maio de 2024, atingiu a marca inédita de 136.201 TEUs movimentados em um único mês. A expectativa é de um ano com novas máximas: em 28 de abril, o terminal realizou o feito de movimentar meio milhão de TEUs 42 dias mais cedo do que em 2023, ano em que os 500.000 TEUs foram registrados em 9 de junho.

Descarbonização

Segundo a TCP, no último ano foi concluída a conversão de dois guindastes RTGs utilizados nas operações ferroviárias do terminal, promovendo uma redução de 95% nas emissões de CO₂ na operação de cada máquina e diminuindo em 90% o custo de manutenção dos equipamentos. No mesmo ano, o terminal adquiriu um novo ônibus elétrico, com capacidade para 80 passageiros. O veículo conta com um sistema de freios regenerativos e garante zero emissões de poluentes.