Feiras

Brasil deve gerar US$ 2,5 bilhões em negócios na SIAL Paris 2024

Montante representa um aumento de 31,6% em relação ao que foi gerado na edição de 2022 As empresas brasileiras devem movimentar US$ 2,5 bilhões em negócios durante a 60ª edição do Salão Internacional de Alimentação (SIAL), realizada no Parc des Expositions de Villepinte, nos arredores de Paris, entre este sábado (19/10) e quarta-feira (23/10). O …

Montante representa um aumento de 31,6% em relação ao que foi gerado na edição de 2022

Expositores vindos de 130 países que vão apresentar mais de 400 mil produtos e inovações em alimentos na feira que acontece na França — Foto: Sial/Divulgação

As empresas brasileiras devem movimentar US$ 2,5 bilhões em negócios durante a 60ª edição do Salão Internacional de Alimentação (SIAL), realizada no Parc des Expositions de Villepinte, nos arredores de Paris, entre este sábado (19/10) e quarta-feira (23/10). O montante representa um aumento de 31,6% em relação aos US$ 1,9 bilhão em negócios gerados na edição de 2022. A estimativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O número de empresas brasileiras que participam de uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo também aumentou, chegando a 192 neste ano, contra 130 na edição anterior do evento. Do total de participantes, 87 empresas brasileiras vão apoiadas pela ApexBrasil. Outras 46 empresas são apoiadas pelos projetos sociais com Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Neste domingo (20/10), o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, inaugura oficialmente o Pavilhão Brasil na SIAL. Na ocasião, será lançada a plataforma Buy Brazil, ferramenta digital da ApexBrasil para conectar compradores internacionais a exportadores brasileiros de forma prática e eficiente. Após a inauguração do Pavilhão, haverá um evento especial com chefs brasileiros, para mostrar a versatilidade e qualidade dos produtos do Brasil ao público da feira.

A expectativa dos organizadores da feira é atrair um público de mais de 285 mil profissionais de 205 países, 8 mil compradores, 7,5 mil expositores vindos de 130 países que vão apresentar mais de 400 mil produtos e inovações de 10 setores de produtos alimentícios em 11 pavilhões.

Na última edição, em 2022, o SIAL Paris teve mais de mais 7 mil expositores de 127 países e recebeu mais de 265 mil visitantes de 200 nações.

O Pavilhão Brasil será dividido em multissetorial, bebidas, carnes, congelados, grãos e confeitaria. Além das exposições, estão previstas reuniões de negócios, ativações, apresentação de produtos, degustações e ‘cooking show’ com as chefs brasileiras Bel Coelho, Luisa Kreitchmann e Marina Stroh. Também estão previstos debates, summits, demonstração de inovações e premiações.

O ponto alto, segundo a ApexBrasil, será um jantar exclusivo no qual Coco Eiffel recebe 30 convidados no prestigiado restaurante Café de l’Homme, em 21 de outubro. Este evento apresentará um menu de sete tempos, elaborado por chefs brasileiros renomados, que atuam no exterior e no Brasil.