Cultura

Farming Simulator 25 é lançado para consoles e PC

Jogo tem novas culturas e capacidade de reproduzir animais O mais popular jogo de agricultura ganha uma nova versão. O Farming Simulator 25 será lançado nesta terça-feira (12/11) para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Entre as novidades, estão mais detalhes gráficos, muitos tratores e maquinário, além de clima bastante realista. Ao total, os …

Jogo tem novas culturas e capacidade de reproduzir animais

Melhorias gráficas e na simulação climática são alguns dos destaques do simulador — Foto: Giants Software/Divulgação

O mais popular jogo de agricultura ganha uma nova versão. O Farming Simulator 25 será lançado nesta terça-feira (12/11) para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Entre as novidades, estão mais detalhes gráficos, muitos tratores e maquinário, além de clima bastante realista.

Ao total, os jogadores podem plantar 25 culturas distintas – cada uma com suas próprias épocas e exigências para plantio – entre as inéditas estão o arroz, espinafre e feijão. Para cultivar as variedades, agora é possível escolher três cenários para construir sua fazenda digital: América do Norte, Europa e Ásia.

Com os novos cenários, os fazendeiros digitais terão que levar em conta a simulação do clima. “Será necessário tomar precauções para proteger fardos de feno descobertos, pois tornados e granizo podem destruir parte dos campos e florestas. Caso desejem, os jogadores podem desativar o clima dinâmico e manter os campos seguros”, avisa a Giants Software, desenvolvedora do game.

De acordo com Christian Ammann, CEO da Giants Software, o simulador vai oferecer aos jogadores a jogabilidade mais imersivo e dinâmico já vistos em toda a franquia. “O jogo aprimora a série com uma gameplay mais profunda e maior imersão, tornando-se o hobby favorito tanto de agricultores experientes quanto de iniciantes”, comentou.

Um dos fatores que adicionam a imersão é a variedade de máquinas e equipamentos agrícolas, todas das maiores fabricantes de veículos, como a Case IH, John Deere e New Holland, ao total, são mais de 400 veículos e ferramentas autênticas e 150 marcas oficiais. Os tratores e outros maquinários podem ser comprados com a progressão do jogador, que vende suas colheitas com base nos preços variáveis do mercado.

Para quem optar por criar animais, agora é possível preencher seu curral com novos tipos de animais, como búfalos e cabras. Eles são capazes de produzir novos tipos de leite, aumentando a cadeia de produção até a aquisição de queijos finos. Além disso, os animais agora também são capazes de produzir descendentes.

Competição no campo

Além dos jogadores casuais, existe uma categoria competitiva para quem joga Farming Simulator. Patrocinados por montadoras, os competidores da Liga de Farming Simulator (FSL, da sigla em inglês) disputam diversos eventos de competição que distribuem prêmios em dinheiro aos vencedores.

Final foi disputada em Marktoberdorf, na Alemanha — Foto: Giants Software/Divulgação

Com participação em feiras voltadas ao mercado agricultura, os campeonatos de simulação atraíram grandes multidões de jogadores para assistir aos melhores stackers de fardos de feno do mundo. Cada partida é uma corrida de colheita de 15 minutos, três contra três, em glebas simétricas. O objetivo é colher o trigo, prensar os fardos e levá-los ao celeiro e transferir o grão colhido. Cada fardo concede pontos, e as entregas de grãos são multiplicadores de pontuação. As premiações, quando convertidas, passam de R$ 1 milhão para a equipe vencedora.

Existem até estratégias e “metas” para a escolha dos veículos. Por isso, antes da rodada começar, há uma etapa de escolha e banimento dos maquinários, levando em conta suas velocidades, peso e o terreno virtual da competição.

O último torneio foi disputado na Farmcon 24, organizado dentro do fórum da Fendt, na Alemanha. O grande vencedor da temporada foi o trio da Helm Ag, equipe da FSL patrocinada pela empresa alemã homônima.