Setor agricola

Produção agrícola brasileira caminha para safra recorde em 2025, mas produtores seguem cautelosos

A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 323,8 milhões de toneladas em 2025, segundo o IBGE, o que representa um crescimento de 10,6% em relação à safra anterior. Apesar do avanço, o setor agrícola ainda enfrenta entraves como variações climáticas, incidência de pragas, gargalos logísticos e dificuldades no acesso ao crédito. Para …

A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 323,8 milhões de toneladas em 2025, segundo o IBGE, o que representa um crescimento de 10,6% em relação à safra anterior. Apesar do avanço, o setor agrícola ainda enfrenta entraves como variações climáticas, incidência de pragas, gargalos logísticos e dificuldades no acesso ao crédito.

Reprodução / Freepik

Para Robson Rizzon, diretor comercial da Orbia, maior plataforma digital do agronegócio da América Latina, o cenário exige cautela. “O produtor brasileiro demonstra grande resiliência, mas enfrenta desafios até a colheita, o que demanda mais atenção em cada investimento e na adoção de tecnologias que potencializem a produção”, afirma.

Com o fim da colheita da soja e o início do planejamento da próxima safra, programas de fidelidade e recompensas têm ganhado espaço como alternativa para otimizar recursos. A Orbia, por exemplo, promove em abril uma campanha com descontos de até 65% para resgate de produtos e serviços voltados à propriedade rural e ao uso pessoal do agricultor. A iniciativa inclui frete grátis, cupons exclusivos, ofertas diárias e crédito pré-aprovado com prazo de até 12 meses.

A proposta é oferecer apoio ao produtor em todas as etapas da lavoura, especialmente em um momento de expectativa quanto ao novo Plano Safra. “Nosso objetivo é garantir que o agricultor tenha acesso a ferramentas que o ajudem a enfrentar os desafios e tornar sua produção mais eficiente”, destaca Rizzon.

Com iniciativas que integram crédito, tecnologia e gestão, empresas como a Orbia reforçam o papel da inovação no fortalecimento da agricultura brasileira.