Produção Agrícola

Perspectivas de produtividade deo algodão no Piauí apontam para alta na safra 2023/2024

Conforme informações da associação, estima-se que a colheita de algodão atinja um marco de 80% na primeira semana de agosto

Colheita de algodão. Foto: Reprodução.

A Associação Piauiense dos Produtores de Algodão (APIPA) divulgou que a produtividade do algodão no Piauí está projetada para superar uma média de 302 arrobas por hectare nas safras de 2023/2024.

Conforme informações da associação, estima-se que a colheita de algodão atinja um marco de 80% na primeira semana de agosto. O início da colheita foi registrado na primeira semana de junho no Núcleo da Coaceral. A APIPA destacou que a média foi estimada considerando as áreas já colhidas e as expectativas para as restantes.

Cotação atual do algodão

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) reportou que os valores do algodão em pluma se mantiveram próximos da estabilidade no começo de agosto. As cifras oscilaram entre R$ 3,95/lp e R$ 3,98/lp, com pagamento programado para 8 dias. Adicionalmente, a liquidez do mercado é percebida como limitada.

Observa-se que os compradores têm se mostrado ativos majoritariamente para aquisições de menores volumes. Em contrapartida, os produtores têm mostrado inclinação para estabelecer novos contratos com tradings, seja direcionado ao mercado doméstico ou ao externo. Alguns cotonicultores continuam cautelosos, optando por aguardar condições mais favoráveis para vendas ou concentrando esforços no cumprimento de contratos pré-estabelecidos.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Conecta Piauí.