Economia

Grupo de Trabalho do Leite da Assembleia Legislativa se Reativa para Enfrentar Crise no Setor

Importação Desenfreada de Leite do Prata Preocupa; Deputados e Indústria Buscam Soluções

Foto: Alcides Okubo Filho/Embrapa.

Restabelecido na tarde desta sexta-feira (1/9), o Grupo de Trabalho (GT) do Leite da Assembleia Legislativa retomará suas atividades com foco na elaboração de propostas e iniciativas para ajudar o setor a enfrentar a crise decorrente da importação desenfreada de leite do Prata. A primeira reunião de trabalho está prevista para a primeira quinzena de setembro e será coordenada pelos deputados Zé Nunes e Elton Weber. O ato de reinstalação do GT ocorreu no Sindilat/RS, durante a Expointer em Esteio (RS).

O GT, criado em 2017, estava com suas atividades interrompidas desde o início desta Legislatura. O deputado Zé Nunes destacou a importância da retomada dos trabalhos devido à crise que afetou o setor, reduzindo em 60,78% o número de produtores, em 34,47% o número de vacas e em 8,91% a produção no Rio Grande do Sul. O deputado Elton Weber enfatizou a urgência de buscar soluções efetivas e uma política de apoio ao produtor, dada a situação crítica do mercado de leite.

Representando a indústria, o secretário-executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini, indicou que o setor enfrenta problemas estruturais que são agravados em momentos de crise. O GT, segundo ele, ajudará a debater o presente e pensar no futuro do setor lácteo.


Fonte: Notícias Agrícolas