Com o objetivo de reforçar a importância das questões socioambientais para a segurança alimentar, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participa, nesta quinta-feira (26), da mesa-redonda Fortalecer a Terra, Alimentar o Brasil, do VIII Fórum Social Mundial (FSM), que ocorre nesta semana em Porto Alegre (RS).
A partir das 19h, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), a ministra vai compartilhar com representantes de organizações e movimentos sociais os desafios, propostas e projetos a serem implementados para fortalecer a economia sustentável, a justiça social e o combate à fome.
Além de Marina Silva, a mesa Fortalecer a Terra, Alimentar o Brasil terá a presença do presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) do Rio Grande do Sul, Juliano Sá, e da presidente do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma), KotaMulanji, entre outras autoridades.
A proposta do fórum é que ministros e ministras do novo governo abordem temas relativos à democracia participativa, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades sociais, entre outros assuntos.
Os debates possuem paridade de gênero e a representatividade dos povos indígenas, dos povos tradicionais, de homens e mulheres negras, da comunidade LGBTQIA+ e de pessoas com deficiência.
Neste ano, o Fórum Social Mundial comemora 22 anos de existência. Com o tema “Democracia, direitos dos povos e do planeta – Outro mundo é possível”, o evento reúne mais de 150 atividades realizadas por movimentos e organizações sociais do Brasil e de outros países.
Governo
Além de Marina Silva, confirmaram presença no FSM a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e o secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho.
Carvalho participa, nesta quarta-feira (25), da mesa-redonda Economia Solidária, Tecendo Redes, Transformando Realidades, Reconstruindo o Brasil, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará parte de uma reunião do Conselho Nacional de Saúde nesta quinta-feira, às 16h, no Dante Barone, mesmo local onde a ministra Marina Silva fará às 19h a sua exposição.
Na sexta (27), às 14h, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, integrará o debate intitulado Democracia Participativa e Controle Social, também no Dante Barone.
Já o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa virtualmente, nesta quarta-feira (25), do debate Sindicalismo e Trabalho Decente – Salário Igual para Trabalho Igual.