Crescimento

Brasil abre mercado para exportação de dois tipos de feijão ao Peru

O Brasil concluiu acordo com o governo do Peru para exportar feijão azuki (Vigna angularis) e feijão caupi (Vigna unguiculata), ampliando o mercado agrícola bilateral. A negociação representa mais um passo nas estratégias de internacionalização dos produtos brasileiros e reforça a presença nacional no mercado sul-americano. Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 755 …

O Brasil concluiu acordo com o governo do Peru para exportar feijão azuki (Vigna angularis) e feijão caupi (Vigna unguiculata), ampliando o mercado agrícola bilateral. A negociação representa mais um passo nas estratégias de internacionalização dos produtos brasileiros e reforça a presença nacional no mercado sul-americano.

Reprodução/Freepik

Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 755 milhões em produtos agropecuários ao Peru, com destaque para carnes, cereais, café, óleo de soja e produtos florestais. Agora, a abertura para os dois tipos de feijão amplia o portfólio nacional disponível aos consumidores peruanos e fortalece a competitividade do agronegócio brasileiro na região.

Com essas novas autorizações, o Brasil alcança a 47ª e a 48ª aberturas de mercado do setor agro em 2025, totalizando 348 oportunidades desde 2023. O resultado evidencia a continuidade do avanço comercial internacional, fruto do esforço conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A diversificação dos produtos exportados e o crescimento no número de mercados abertos refletem o trabalho diplomático e técnico em prol da ampliação da pauta exportadora brasileira.