Agroecologia

Piauí adere a pacto para fortalecer produção de algodão agroecológico e orgânico no nordeste

Todo o algodão orgânico produzido no Piauí é exportado para a produção de calçados por uma empresa francesa

Produção de algodão orgânico no Piauí. Foto: Reprodução/Governo do Piauí.

O Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), se uniu a outros estados do Nordeste para criar um pacto que visa fortalecer a produção de algodão orgânico na região. Este compromisso foi firmado durante o Seminário Técnico sobre Algodão Agroecológico/Orgânico e seus Consórcios Agroalimentares no Semiárido, realizado nos dias 25 e 26 de julho em Campina Grande (PB).

A produção de algodão orgânico no Piauí tem apresentado crescimento constante desde 2019, graças ao esforço de agricultores familiares em cinco municípios situados nos territórios do Vale do Itaim, Vale do Canindé e Serra da Capivara.

Clébio Coutinho, Superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, participou do evento que reuniu pesquisadores, gestores, agricultores familiares e representantes de movimentos sociais envolvidos na produção de algodão orgânico e agroecológico no Nordeste. Coutinho destacou a importância da troca de experiências e a formação de uma parceria entre os estados.

Osvaldo Mamedio, produtor de algodão orgânico de Paulistana e também vereador do município, participou do evento e manifestou otimismo sobre o futuro da produção de algodão orgânico no estado.

No Piauí, os agricultores familiares têm retomado a produção de algodão desde 2019 com o apoio da Diaconia e da Cáritas, ambas ligadas à Igreja Católica, e da Embrapa Algodão, sediada na Paraíba. Em 2022, o estado colheu 10 toneladas de pluma de algodão branco, cultivadas por 155 agricultores familiares.

A produção de algodão orgânico é certificada como orgânica pela Associação dos Produtores Agroecológicos do Semiárido Piauiense (APASP), garantindo que o processo de produção é livre de agrotóxicos e insumos químicos. Todo o algodão orgânico produzido é exportado para a produção de calçados por uma empresa francesa.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Governo do Piauí.