safra

Chuvas de março trazem alívio à produção de café

As fortes chuvas na segunda quinzena de março trouxeram alívio aos produtores de café, de acordo com dados do Cepea. A falta de precipitações anteriores tinha dificultado o crescimento e o enchimento dos grãos da safra 2025/26, além de afetar a maturação das plantas. Com o aumento das chuvas, especialmente para o café robusta, e …

As fortes chuvas na segunda quinzena de março trouxeram alívio aos produtores de café, de acordo com dados do Cepea. A falta de precipitações anteriores tinha dificultado o crescimento e o enchimento dos grãos da safra 2025/26, além de afetar a maturação das plantas.

Reprodução/Freepik

Com o aumento das chuvas, especialmente para o café robusta, e a aproximação da colheita, as transações comerciais devem ganhar impulso. Os estoques de compradores estão mais baixos, o que tem mantido os preços em níveis elevados, favorecendo o mercado, como apontam os pesquisadores do Cepea.

Esse cenário de clima mais favorável e estoques reduzidos tende a beneficiar os produtores, elevando ainda mais as expectativas de movimentação comercial no setor de café.