No acumulado de outubro, a arroba soma uma valorização de 10% no mercado paulista
A cotação do boi gordo manteve-se estável nesta terça-feira (15/10) em Barretos e Araçatuba, duas principais praças pecuárias de São Paulo. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, a arroba a prazo foi negociada ao valor médio de R$ 297 – o mesmo registrado na última sexta-feira.
No acumulado de outubro, a arroba soma uma valorização de 10% no mercado paulista, o equivalente a R$ 27, refletindo a menor oferta de animais prontos para abate e uma demanda firme tanto no mercado interno, quanto no mercado externo.
Em nota, a Scot destaca que os embarques de carne bovina ao longo da segunda semana de outubro somaram 101,7 mil toneladas, com um desempenho médio diário 27,4% acima do registrado no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, as exportações atingiram 2,5 milhões de toneladas, avanço de 33,7% na comparação com 2023.
Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), cerca de 35% da produção nacional, estimada em 10 milhões de toneladas, deve ser exportada este ano. O resultado ficará acima da média histórica do setor, de cerca de 20% da produção destinada ao mercado externo.