clima

La Niña chega ao fim e Pacífico entra em fase neutra, informa NOAA

A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) anunciou nesta quinta-feira (10/04) o fim do fenômeno climático La Niña. Conforme o novo boletim, o oceano Pacífico voltou a apresentar condições de neutralidade em março de 2025, encerrando o período em que as temperaturas das águas estavam abaixo da média e influenciavam o clima global. …

A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) anunciou nesta quinta-feira (10/04) o fim do fenômeno climático La Niña. Conforme o novo boletim, o oceano Pacífico voltou a apresentar condições de neutralidade em março de 2025, encerrando o período em que as temperaturas das águas estavam abaixo da média e influenciavam o clima global.

Reprodução/freepikz

A fase neutra, caracterizada pela ausência tanto de La Niña quanto de El Niño, ocorre quando não há anomalias significativas na temperatura da superfície do mar na região equatorial do Pacífico. Segundo a NOAA, os ventos e o padrão de nuvens também se normalizaram, indicando que a atmosfera não está mais reagindo como durante a La Niña.

A agência norte-americana prevê que essa fase neutra deve se manter nos próximos meses, com mais de 50% de chance de continuar até o trimestre entre agosto e outubro de 2025. A transição pode impactar diretamente as condições climáticas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, influenciando o regime de chuvas, temperaturas e o planejamento das próximas safras agrícolas.