Desenvolvimento e Parcerias

Rafael Fonteles se reúne com empresários e governo da Itália

O chefe do Executivo piauiense, Rafael Fonteles, participou recentemente de uma reunião produtiva com representantes industriais e financeiros italianos

Foto: Reprodução/Governo do Piauí.

O chefe do Executivo piauiense, Rafael Fonteles, participou recentemente de uma reunião produtiva com representantes industriais e financeiros italianos. O encontro aconteceu na Embaixada do Brasil em Roma e serviu como uma plataforma para a exploração de potenciais investimentos no estado do Piauí, especialmente no domínio emergente do hidrogênio verde.

Rafael Fonteles não deixou de sublinhar os memorandos de entendimento já formalizados com algumas das principais empresas globais. Destacou também o estado como líder nacional em produção de energia solar centralizada e o terceiro maior produtor de energia eólica do Brasil.

Os marcos da produção energética do Piauí incluem os maiores parques solar e eólico da América do Sul. Estes estão localizados em São Gonçalo do Gurguéia e nos municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio, respectivamente.

“Estamos buscando essa relação mais próxima com as áreas governamental, financeira e industrial. São esses contatos que nos aproximam dos grandes investidores do setor de energias, que certamente vão nos abrir muitas oportunidades e contribuir para que o Piauí seja protagonista no mercado de hidrogênio verde no mundo”, afirmou Fonteles.

Durante a reunião, o governador não esqueceu de destacar o Piauí como o principal Vale do Hidrogênio Verde na América do Sul. Para isso, apresentou os motivos que colocam o estado nessa posição, como localização privilegiada, ter a terceira maior reserva de água do Brasil, suas experiências exitosas na produção de energias solar e eólica, a presença de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Porto de Luís Correia, que terá a sua primeira fase inaugurada ao final deste ano.

Entre os presentes na reunião estavam membros da Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), do Intensa Sanpaolo – 27º maior banco do mundo, da Agência Nacional para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (ENEA) e da Federação das Associações Nacionais da Indústria Mecânica Variada (ANIMA).

Reunião com Enel Green Power

No mesmo dia, Fonteles encontrou-se com o Dr. Carlo Zorzoli, presidente global de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power, uma empresa italiana já presente no Piauí. A Enel Green Power detém o maior parque solar da América Latina, localizado em São Gonçalo do Gurguéia.

Durante o encontro na sede da Enel em Roma, discutiu-se a expansão dos investimentos da empresa no Piauí. “A Enel tem sido uma grande parceira do nosso estado, investindo em energia solar e eólica. Queremos expandir essa parceria na área do hidrogênio verde. Essa é uma oportunidade para firmar novos negócios, trazendo mais investimentos e desenvolvimento para o Piauí”, concluiu Fonteles.


Fonte: Governo do Piauí.