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ABPA e ApexBrasil unem forças novamente e traçam meta ousada de US$ 4 bilhões em negócios

Os presidentes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, assinaram sexta-feira (01/09) o convênio de promoção setorial da avicultura e da suinocultura do País. A assinatura do acordo contou também com as presenças do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, e ocorreu em meio à programação da Expointer, em Esteio (RS).

No dia (01/09) de setembro, os presidentes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, assinaram um convênio de promoção setorial da avicultura e da suinocultura no Brasil. O acordo, com validade de dois anos até 2025, foi firmado durante a Expointer, em Esteio, Rio Grande do Sul, e contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes.

Este convênio inclui diversas estratégias para fortalecer o comércio internacional de proteína animal brasileira e envolve ações como mentoria técnica, apoio a campanhas de imagem, organização de eventos e participação em feiras nos mercados-alvo para os setores de carne de frango, carne suína, carne de pato, ovos e material genético avícola.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, destacou a importância do acordo, afirmando que “todo este setor, que é um grande competidor internacional, terá dois anos garantidos das feiras, de promover negócios, de trazer compradores. Este é o maior convênio que já assinamos com estes importantes setores”.

Esse convênio é uma renovação de uma parceria estabelecida ao longo de mais de 15 anos, com mais de oito renovações anteriores. Durante esse período, foram realizadas mais de 320 ações de promoção de imagem e exportação, beneficiando diretamente 97% das empresas exportadoras da cadeia produtiva de proteína animal.

Os contatos e iniciativas promovidos por meio deste convênio influenciaram diretamente e indiretamente mais de R$ 450 bilhões em exportações de carne de frango, carne suína, ovos, material genético e carne de pato desde 2008.

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou que o convênio fortalecerá as exportações, ampliando os mercados e criando oportunidades que beneficiarão o povo brasileiro e os produtores de proteína animal, incluindo produtores familiares.

Neste novo convênio, espera-se um impacto direto de mais de US$ 4 bilhões em projeções de negócios ao longo de dois anos, com base em contatos e acordos fechados em feiras internacionais. Além disso, considerando os impactos indiretos, como campanhas, seminários, workshops com importadores e outras ações de imagem, espera-se que esse número alcance quase US$ 15 bilhões anualmente.

Diversas metas estão definidas no novo convênio, incluindo a participação em 11 grandes feiras internacionais, campanhas de promoção, organização de missões comerciais, geração de inteligência de mercado e expansão do número de empresas exportadoras do setor.

Ricardo Santin, presidente da ABPA, destacou que este convênio fortalece a imagem internacional do Brasil como produtor de alimentos, contribuindo para o aumento das exportações e gerando ganhos para o setor e para o país.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes dos governos federal e estadual, além de produtores e membros da cadeia produtiva de proteína animal. A ABPA representa a avicultura e a suinocultura do Brasil, com mais de 130 empresas e entidades, sendo responsável por uma pauta exportadora superior a US$ 12 bilhões. A ApexBrasil atua na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior e na atração de investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Este convênio busca promover a carne de frango, a carne suína, o carne de pato, os ovos e o material genético avícola produzidos no Brasil por meio de ações de promoção comercial, visando aumentar as exportações e valorizar esses produtos no mercado internacional.

Fonte: ABPA