
Brasil e Colômbia realizaram nesta terça-feira (16/06), em Bogotá, um encontro bilateral entre o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e a ministra de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Diana Morales Rojas. Segundo o Ministério, o objetivo foi reafirmar o compromisso de ampliar o diálogo e a cooperação em temas relacionados ao comércio, investimentos e integração produtiva no setor automotivo. Durante a reunião, foi destacada a continuidade da vigência do Acordo Automotivo no âmbito do Acordo de Complementação Econômica (ACE) 72, reconhecendo sua importância para a previsibilidade dos fluxos comerciais entre os dois países.
Para fortalecer os vínculos econômicos e avançar em iniciativas de cooperação industrial, as autoridades brasileiras e colombianas reforçaram a intenção de preservar e aprofundar os instrumentos bilaterais existentes, além de explorar novas oportunidades comerciais. De acordo com o ministro Márcio Elias Rosa, “a visita do presidente Lula a Bogotá, em abril de 2024, elevou a relação bilateral a um nível de prioridade estratégica. Agora, há uma oportunidade concreta de transformar essa orientação em resultados que beneficiem as economias e sociedades de ambos os países”.
O ministro também destacou a convergência entre a Nova Indústria Brasil (NIB) e a política de reindustrialização colombiana como uma oportunidade de ampliar a cooperação bilateral, especialmente em setores estratégicos como mobilidade sustentável, insumos farmacêuticos, construção naval, defesa, hidrogênio verde, biocombustíveis e bioinsumos.
Em 2025, o comércio entre Brasil e Colômbia movimentou US$ 5,4 bilhões, com exportações brasileiras de US$ 3,4 bilhões. A pauta exportadora é diversificada, incluindo veículos e autopeças, café, papel e cartão, produtos de perfumaria, pneus, medicamentos, produtos químicos, calçados, máquinas e equipamentos.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.









