Economia

Porto de Santos lidera exportação de soja em grão e farelo em maio

O Brasil como um todo alcançou a marca de 15,585 milhões de toneladas de soja em grão exportadas em maio

Porto de Santos lidera exportação de soja em grão e farelo em maio .Foto: Divulgação/Santos.

O Porto de Santos, localizado em São Paulo, consolidou sua posição como o principal exportador de soja em grão do Brasil no mês de maio deste ano. De acordo com dados recentes, o porto registrou um impressionante volume de 5,475 milhões de toneladas exportadas, em comparação com 4,310 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior.

Logo em seguida, surge o Porto de São Luis, no Maranhão, que embarcou 2,135 milhões de toneladas de soja em grão no mês em questão. Já o Porto de Belém/Bacarena, no Pará, não ficou muito atrás, exportando 1,914 milhão de toneladas. Paranaguá, no Paraná, por sua vez, registrou um movimento de 1,891 milhão de toneladas.

O Brasil como um todo alcançou a marca de 15,585 milhões de toneladas de soja em grão exportadas em maio. E o volume acumulado em 2023 atingiu impressionantes 49,026 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior.

Destaque também para o Porto de Santos, que se sobressaiu nas exportações de farelo de soja no mesmo período, sendo responsável pelo embarque de 1 milhão de toneladas desse subproduto.

Em segundo lugar, temos Paranaguá, no Paraná, com um volume de 933,5 mil toneladas, seguido por Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com 398,4 mil toneladas.

As exportações brasileiras de farelo de soja totalizaram 2,709 milhões de toneladas em maio de 2023. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento expressivo de 38,4%, uma vez que o volume exportado em 2022 foi de 1,957 milhão de toneladas.


Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp.


Fonte: Canal Rural.