Programa Saúde

Programa saúde no campo: uma nova esperança para a saúde das famílias Rurais

A saúde das famílias rurais catarinenses ganha um reforço com o lançamento do Programa Saúde no Campo, iniciativa inovadora do Senar/SC em parceria com o Sistema Faesc/Senar e Sindicatos Rurais. O projeto-piloto será implementado no meio-oeste de Santa Catarina, envolvendo 10 sindicatos e 450 propriedades rurais, com atendimento a 2.250 pessoas. A ação visa promover …

A saúde das famílias rurais catarinenses ganha um reforço com o lançamento do Programa Saúde no Campo, iniciativa inovadora do Senar/SC em parceria com o Sistema Faesc/Senar e Sindicatos Rurais. O projeto-piloto será implementado no meio-oeste de Santa Catarina, envolvendo 10 sindicatos e 450 propriedades rurais, com atendimento a 2.250 pessoas. A ação visa promover a educação em saúde, prevenção de doenças e diagnóstico precoce, por meio de visitas domiciliares realizadas por 15 técnicos em enfermagem e um supervisor enfermeiro.

Reprodução/Freepik

Inspirado na metodologia da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o Saúde no Campo busca aproximar ainda mais os serviços de saúde das famílias rurais, garantindo cuidado integral e acesso a telessaúde quando necessário. A coordenação estadual do programa está sob responsabilidade da técnica Gisele Kraieski Knabben, com supervisão do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.

O programa pretende qualificar a educação em saúde por meio de ações individuais e coletivas, promovendo o bem-estar, qualidade de vida e a inclusão das famílias rurais no acesso à saúde.