Insumos e Equipamentos

Máquinas elétricas ganham espaço no mercado rural

Com diversos sensores, o trator é capaz de reconhecer obstáculos e auxiliar na tomada de decisões

Case IH Apresenta Trator 100% Elétrico na Agrishow. Foto: Divulgação / Case IH.

Uma das novidades apresentadas na Agrishow 2023 foi o trator 100% elétrico da empresa Case IH, que tem previsão para começar a operar no Brasil a partir de 2024.

A máquina inovadora é movida completamente a eletricidade, eliminando as emissões de poluentes.

Sua potência varia de 55 a 90 cavalos, dependendo do modelo, impulsionada por baterias capazes de gerar de seis a oito horas de funcionamento.

Lauro Rezende, gerente de marketing de produtos-tratores da Case IH, explica que os tratores elétricos podem ser recarregados rapidamente, em apenas uma ou duas horas, ou por meio de carga lenta, durante a noite, no ponto de carregamento. Essa flexibilidade oferece praticidade e versatilidade aos agricultores.

Um ponto chave do trator é que ele é totalmente livre de poluentes, além de reduzir o ruído em impressionantes 95%.

Além disso, ele integra todas as tecnologias de automação e telemetria, permitindo o controle por meio de dispositivos móveis.

Com diversos sensores, o trator é capaz de reconhecer obstáculos e auxiliar na tomada de decisões.

A chegada do trator elétrico ao mercado brasileiro indica uma busca por agricultura mais limpa e tecnologicamente avançada, alinhada com as demandas por práticas agrícolas sustentáveis.

No avanço em direção a um futuro mais sustentável, as montadoras têm apostado em veículos elétricos como uma alternativa aos combustíveis tradicionais.

Agora, é a vez das máquinas elétricas começarem a fazer barulho no mercado rural, substituindo o óleo diesel e até mesmo o biometano, uma fonte de energia sustentável já estabelecida.


Fonte: G1.