Agronegócio

Produtores do Sul do Piauí participam do lançamento da 72ª edição da Expoapi

O lançamento da 72ª Expoapi ocorreu nesta terça-feira (14/11) no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. O evento, que ocorrerá entre os dias 3 e 10 de dezembro, terá como novidade a participação inédita, com destaque, dos produtores de grãos do cerrado piauiense. A inclusão e maior destaque dado para a agricultura será marcada …

O lançamento da 72ª Expoapi ocorreu nesta terça-feira (14/11) no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. O evento, que ocorrerá entre os dias 3 e 10 de dezembro, terá como novidade a participação inédita, com destaque, dos produtores de grãos do cerrado piauiense.

A inclusão e maior destaque dado para a agricultura será marcada por um ambiente de entusiasmo e inovação,onde se destaca a crescente importância desse setor no panorama agropecuário do Piauí. Promete, ainda, oferecer um espaço fundamental para a exibição e promoção das práticas inovadoras no cultivo de grãos na região.

Diversos produtores renomados, como a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI), Grupo Progresso, Grupo Insolo e AZN, marcarão presença no evento, compartilhando experiências e expondo suas contribuições para o avanço da produção de grãos no Piauí. A expectativa é de que essa presença maciça reforce a importância da diversificação agrícola e do potencial de crescimento desse segmento para a economia local.

Ani Sanders. Foto: Agrozil.

Durante a solenidade de lançamento, Ani Sanders, do Grupo Progresso e da iniciativa “Mulheres de Fibra“, comentou um pouco sobre a participação na Expoapi 2023: “Eu estar aqui como mulher, hoje – como Mulher de Fibra, aos 65 anos, fazendo o primeiro movimento, de ser acolhida aqui em Teresina, é bem como o governador disse, a conexão norte-sul e potencial de todas as regiões fazem parte da cadeia produtiva hoje e marcam um grande momento. Gratidão!”.

“Para mim é uma gratidão e satisfação, ao mesmo tempo, estar aqui nesse nosso primeiro ano, como mulher, como produtora, levando o nome do Grupo Progresso, como cofundadora, e que produz a nossa semente aqui com rastreabilidade. Quando chegamos aqui, nós não tínhamos sementes adaptadas. E o estudo, a tecnologia, as parcerias, criou esse conceito. E hoje, a gente está aqui produzindo semente e levando a outros estados do Brasil.”, acrescentou a empresária, destacando as potencialidades do Piauí e a tecnologia do Grupo Progresso.

Também presente durante o lançamento, Alzir Neto, do Grupo AZN, comentou sobre o evento: “É um evento consagrado, são 72 anos de Expoapi, e pra nós, do cerrado, do agronegócio, é muito importante marcar presença… Queremos trazer todos os produtores, todas as empresas que fazem parte do nosso cerrado para prestigiar a Expoapi”

Foto: Agrozil

Em seguida, o empresário e presidente da Aprosoja-PI, participou do discurso oficial de lançamento da 72ª Expoapi, onde agradeceu ao governador, ao secretário Fábio Xavier e demais autoridades pelo convite e abordou a importância do setor no cerrado piauiense.

“É uma honra muito grande poder participar dessa Expoapi, trazer um pouco do nosso cerrado, da nossa produção, aqui, para Teresina. Expor um pouco do que nós temos feito, das nossas práticas, o nosso manejo, trazer um pouco da vivência do cerrado pro nosso estado. Foi um convite especial do nosso secretário Fábio Xavier.”

Alzir Neto. Foto: Agrozil.

A Expoapi visa não apenas oferecer um ambiente de negócios, mas também possibilitar a projeção do Piauí como um polo promissor na produção de grãos, além de fomentar parcerias estratégicas para o fortalecimento do agronegócio na região.

O evento destaca-se como um espaço de interação, onde os produtores de grãos terão a oportunidade de apresentar suas conquistas, compartilhar conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento sustentável e econômico do estado.