Barragens

Operação Água e Vida: Piauí se prepara para a estiagem

Um dos principais objetivos do plano é realizar o desassoreamento e a limpeza de reservatórios com baixo volume de água no estado.

Nos dias 11 e 12 de março, equipes das Diretorias de Engenharia e Recursos Hídricos da Defesa Civil Estadual realizaram visitas técnicas em barragens como parte da “Operação Água e Vida Piauí”, um plano de contingência para os efeitos do El Niño proposto pelo Governo do Estado. Um dos principais objetivos do plano é realizar o desassoreamento e a limpeza de reservatórios com baixo volume de água no estado.

Entre as barragens inspecionadas estão a Barragem de Batemaré em Paulistana, a Barragem de Serra do Brejo em Queimada Nova, e a Barragem de Cajazeiras em Pio IX. De acordo com Francisco Carvalho, diretor de Recursos Hídricos da Defesa Civil Estadual, as visitas visam estabelecer um cronograma para iniciar os serviços em breve.

“A operação abrange a limpeza e o desassoreamento dos reservatórios, visando aumentar sua capacidade de armazenamento e, consequentemente, atender à população, especialmente durante o período de seca que enfrentaremos a partir de abril. Portanto, devemos iniciar os serviços para recuperar esses reservatórios prontamente”, destaca o diretor.

A Operação Água e Vida representa um compromisso do Governo do Piauí com a população local. Através de uma abordagem robusta e multifacetada, o governo busca mitigar os impactos da seca, garantir o bem-estar da população e promover uma convivência harmoniosa com o semiárido.

O plano de ação inclui seis eixos principais: Gestão Institucional Integrada, Segurança Hídrica, Segurança Alimentar, Sustentabilidade Econômica, Conhecimento e Inovação, e Prevenção e Combate a Incêndios.


Fonte: Governo do Piauí