Assistência Técnica

Programa Piauí + Genética vai realizar 200 mil inseminações artificiais para pequenos produtores

O Programa Piauí + Genética tem o objetivo de melhorar a qualidade genética dos rebanhos e atender a demanda da indústria de proteína animal

Foto: Reprodução.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), vai ofertar pelo menos 200 mil inseminações artificiais para pequenos produtores de bovinos, caprinos e ovinos até o próximo ano. O Programa Piauí + Genética tem o objetivo de melhorar a qualidade genética dos rebanhos e atender a demanda da indústria de proteína animal.

O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, informou que o Programa Piauí + Genética tem foco nos pequenos produtores que vão receber a distribuição de sêmen, para a inseminação artificial. “Vamos começar com 40 mil inseminações, em média de 200 reprodutores. Nós vamos priorizar a inseminação nos bovinos e a reprodução, o fornecimento de reprodutor nos caprinos e nos ovinos e também nos suínos”, afirmou.

Fábio Abreu. Foto: Reprodução.

Principais pontos

  • Inseminação artificial: A Sada vai distribuir sêmen de alta qualidade para os pequenos produtores que se cadastrarem no programa. O sêmen será de centrais de referência no Brasil e será adequado ao perfil de cada produtor, seja para produção leiteira ou para corte. O procedimento de inseminação iniciará a partir do mês de dezembro, provavelmente na Expoapi.
  • Reprodutores melhoradores: A Sada também vai fornecer reprodutores de caprinos e ovinos, de origem pura e com certificado, para os pequenos produtores. Esses reprodutores vão passar em média um ano fazendo a cobertura do plantel de fêmeas, gerando animais com melhor padrão genético.
  • Investimento e impacto: O Programa Piauí + Genética tem investimento garantido de R$ 20 milhões para a primeira fase e foca nos pequenos produtores que ainda não têm a cultura da inseminação artificial. O programa visa gerar empregos, impactar diretamente a economia local e preparar os criadores para a ‘onda’ de frigoríficos que estão sendo implantados no Piauí. O governador Rafael Fonteles participou recentemente do lançamento do Frigorífico Botão de Sola, do Grupo Sama, no município de Socorro do Piauí, que vai gerar 3 mil empregos diretos na região.

Fonte: Walcy Vieira; Governo do Piauí.