Produtos orgânicos

Feira em Teresina reúne 15 associações de agricultores familiares

Pela primeira vez, as agricultoras familiares do Quilombo Periperi, localizado na zona rural de Amarante, participaram da feira

Feira em Teresina reúne 15 associações de agricultores familiares. Foto: Reprodução/Coverno do Piauí

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou a segunda edição da Quitanda da Agricultura Familiar no domingo (21/05), como parte da Feirinha Verde da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O evento reuniu aproximadamente 15 associações e cooperativas de agricultores familiares da região de Teresina, conhecida como Cinturão Verde. Essa iniciativa faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar do governo do Piauí.

Pela primeira vez, as agricultoras familiares do Quilombo Periperi, localizado na zona rural de Amarante, participaram da feira. Além das hortaliças, o grupo também ofereceu artesanato.

Marciane Sobral, vice-presidente do Conselho Comunitário do Quilombo Periperi, expressou sua satisfação com o evento. “É nossa primeira vez aqui na feira. A convite da SAF, a gente está participando, e está sendo maravilhosa para a gente, está tendo uma boa aceitação, nosso feijão acabou bem cedo, e todos os nossos produtos estão saindo bem. Esperamos que seja a primeira de muitas feiras”, enfatizou a produtora.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, explicou que a Quitanda dentro da Feirinha Verde da UFPI tem como objetivo facilitar a comercialização dos produtores da região de Teresina e seus arredores. Ela ressaltou que a secretaria planeja ampliar o número de feiras.

“Essa é mais uma estratégia da SAF para fortalecer esses eventos. Em breve, teremos feiras da agricultura familiar todas as semanas aqui em Teresina, em locais diferentes, divulgando um cronograma para que a população participe e compre produtos da agricultura familiar. São produtos saudáveis, livres de agrotóxicos, que contribuem para a saúde”, destacou a gestora.

Os visitantes que procuram produtos dos agricultores familiares na feira não se arrependem. O professor Jefferson Leite adquiriu bananas, puba, chips de banana, licor e mel, e enfatizou sua preferência por produtos da agricultura familiar.

“Procuramos produtos diversos que são provenientes da agricultura familiar, pois dou preferência a esse tipo de produto. Seria ótimo se tivéssemos produtos como esses diariamente, para aproveitarmos e também para mostrar aos amigos. Essas feiras devem ser incentivadas e expandidas”, defendeu o visitante.


Fonte: Governo do Piauí